skip to main | skip to sidebar
Medicina Tradicional Chinesa

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Chi Kung

Publicada por Maria José Rocha à(s) 09:30 Sem comentários:
Mensagens mais recentes Página inicial
Subscrever: Mensagens (Atom)

Blogs e sites recomendados por mim:

  • HISTÓRIA DE MÔ
  • Clube de Judo do Porto
  • http://bijuteriahandmade.blogspot.com
  • Graça Lima.designer
  • Via Optima - Editora
  • Paulo Pacheco - vitrinismo
  • Isabel Padrão - Pintura

Boas Vindas

Seja bem vindo ao meu blog

TAI CHI AO PÔR DO SOL

TAI CHI AO PÔR DO SOL
Na quietude encontramos a contemplação, no movimento definimos a acção. Quando os dois se conjugam, estabelece-se a mais pura harmonia. Maria José Rocha

FILÓSOFO E MÉDICO

" Na minha opinião, um médico que trata o corpo humano tem de ser em primeiro um filósofo. No passado, o médico era o xamã ou o padre da comunidade, exortando as pessoas a seguirem as leis da natureza, a viverem correctamente as suas vidas e a usarem os poderes curativos encontrados na natureza.
Se os médicos tratassem não só as partes doentes do corpo mas também a mente humana, creio que iríamos assistir a uma enorme redução da necessidade de médicos nos hospitais."
MASARU EMOTO, "As mensagens escondidas na água", Estrelapolar, 1º edição, 2006

SAÚDE E HARMONIA

SAÚDE E HARMONIA


O QUE É A SAÚDE?

Defino a saúde como um bem-estar psíquico-físico, um estado de equilíbrio entre mente e corpo. Assim, quando a mente está em sintonia com o corpo, ou, por outras palavras, quando aquilo que idealizamos interiormente se integra no modo como nos percepcionamos física e mentalmente, advém um estado de equilíbrio, onde o “Mental” (Shen na designação chinesa) se manifesta através do olhar, de forma clara e cristalina. Um olhar baço, sem vida, é portanto sinónimo de falta de saúde, ainda que possam não existir, (para já!) os sintomas físicos.

Em conclusão, a saúde está mais para além da mera ausência dos sintomas físicos, sendo estes a manifestação última de um desequilíbrio que se instalou anteriormente ao aparecimento dos tais sintomas físicos.
Vários factores contribuem para este desequilíbrio gerador da doença, mas vou referir um frequentemente ignorado. A relação entre o PENSAR e o DIZER. Será que aquilo que dizemos está frequentemente de acordo com o que pensamos? Julgo que não, na maioria dos casos. Somos condicionados por regras familiares, sociais, ideológicas, religiosas, etc., que muitas das vezes nos impedem de agirmos de acordo com o que pensamos, criando assim uma tensão, ainda que não plenamente consciente, entre o PENSAR e o AGIR. É no seio dessa tensão que surge, inicialmente, o desequilíbrio energético, aparecendo posteriormente os sintomas físicos.

Maria José Rocha


UTERO ZI GONG

UTERO ZI GONG

PSICOLOGIA TRADICIONAL CHINESA XIN LI

..."Um elemento suplementar ligado ao Rim distingue a fisiologia mental feminina do funcionamento masculino: o útero Zi Gong.
Com efeito, este órgão tem um papel de regulação emocional durante toda a vida da mulher. O útero intervém na regulação do eixo SHAOYIN, coração-rim, criando um arco triangular no qual favorece o contacto entre estes dois órgãos. Ele estimula o Qi mental afecto às emoções e controla os excessos.
O útero está longe de se limitar à função de reprodução, é também a matrix das emoções. As mulheres deveriam ter uma solicitude particular para com este órgão de uma maior utilidade...
... Se as mulheres não esquecessem assim tão facilmente o seu ventre, não teríamos tantos fibromas, quistos e tumores, e também não haveria tanta necessidade de se recorrer à histerectomia.
O esquecimento ou a rejeição do útero cria um terreno propício à histeria doce ou severa, da mesma maneira que os distúrbios emocionais prejudicam o útero perturbando o qi local e o sangue. Esta situação manifesta-se, a maior parte das vezes, por problemas menstruais ou do endométrio.
As consequências emocionais da ablação do útero podem no entanto ser compensadas por um trabalho dirigido sobre o psiquismo.
A mulher possui um potencial emocional manifestamente superior ao do homem. Isto significa que as suas capacidades mentais podem beneficiar-se da contribuição de emoções criadoras e que o seu nível de consciência deverá ultrapassar o do homem.
Isto é um aviso pessoal, mas eu penso que a consciência da mulher é, como dizia o poeta, "o futuro do homem", para que assim os esquemas de dominação não sejam reproduzidos e que ela queira ser a matrix de uma sociedade feita de inteligência e harmonia."
Michel Deydier-Bastide, "Traité de Psychologie Traditionnelle Chinoise", Éditions Désiris, 2005, págs 99 - 100

Nota: Isto foi escrito por um homem!

Paisagem

Paisagem
QUANDO A HARMONIA É PERFEITA A SAÚDE INSTALA-SE

O TAOISMO E A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

"As bases da Medicina Tradicional Chinesa assentam sobre a mais antiga filosofia conhecida do mundo, o Taoismo ...
Estar de boa saúde é também estar em harmonia com o TAO.
... O que é harmonioso é fluido, belo, nobre, amável, amante - quer seja uma acto, uma palavra, um pensamento, uma pessoa, um animal, uma planta ou um objecto.
... A concepção original da Medicina Chinesa é baseada sobre a lei do equilíbrio...."
Traité de Psychologie Tradittionnelle Chinoise, pág. 26

QI

QI

ENERGIA QI

" A forma mais pura de energia existente é aquela que advém da harmonia. Apenas esta energia, universalmente compatível com todas as formas de vida, é directamente assimilável; ela pode ser de origem cósmica, artística ou amorosa.
... Cada vez que comunicamos com os outros nós não trocamos totalmente o Qi identificado, mas os elementos constitutivos do nosso próprio Qi, que são para o outro a energia externa e cada um transforma em Qi os elementos fornecidos pelo outro sob a forma de sons, ideias e/ou sensações muito diversas."
Traité de Psychologie Traditionnelle Chinoise, pág. 40

Tai chi "A Arte da Meditação em Movimento"

Tai chi "A Arte da Meditação em Movimento"
Harmonização dos Opostos

MEDITAÇÃO

" Sempre que estamos em harmonia, ou quando meditamos, o qi mental puro desce e o mais denso sobe, o que engendra sensações extraordinárias".
Traité de Psychologie Traditionnelle Chinoise, pág.44

HARMONIZAR AS EMOÇÕES

"Cada emoção de intensidade normal e de duração limitada, possui a capacidade de tonificar o órgão ao qual está ligada" (Fígado=Cólera; Coração=Alegria; Baço/Pâncreas=Preocupação; Pulmões=Tristeza; Rins=Medo).

"Para manter-se a boa saúde mental é preciso saber experimentar um pouco de preocupação (mas não demasiado, apenas o suficiente para manter o sentido da realidade), um pouco de tristeza (sem se ser verdadeiramente afectado), a alegria (mas a alegria interna), um pouco de medo (de tempos a tempos, para aprender a vencê-lo, quer dizer, a ser mais ousado), um pouco de cólera (a "justa cólera", ou seja, aquela que permite libertar sem violência e sem ódio e reagir com justeza).
Traité de Psychologie Traditionnelle Chinoise, pág.48

Yin e Yang

Yin e Yang
A harmonia dos opostos

RELAÇÃO CORPO ESPÍRITO

"O espírito e o corpo são duas realidades muito diferentes, dois extremos aos quais ninguém se deve opor. À maneira do Yin e do Yang, eles nutrem-se e têm um comportamento antagonista.
... Portanto, corpo e espírito podem desenvolver-se em toda a liberdade potencializando-se mutuamente. E mais, como um nutre o outro, a saúde mental favorece a saúde física, a harmonia do corpo cria a do mental."
Traité de Psychologie Traditionnelle Chinoise, pág.94

TAO

TAO

O TAOISMO

"O taoismo original da primeira China pós-neolítica, que não era à época uma religião, ensinava a arte de se religar a si mesmo e ao que estava fora de si, qualquer que fosse a escolha de cada um."
Traité de Psychologie Traditionnelle Chinoise, pág.110

Praticantes de Tai Chi na China

Praticantes de Tai Chi na China
Leveza e subtileza em movimento

TAI CHI - estilo Chen

TAI CHI - estilo Chen
Pessoas praticando Tai chi ao ar livre

GARÇA

GARÇA
A leveza do Tai Chi é semelhante ao vôo de uma Garça

Acupunctura facial

Acupunctura facial

Acupunctura ao ar livre

Acupunctura ao ar livre

Diagnóstico pelos pulsos (pulsação)

Diagnóstico pelos pulsos (pulsação)

Acupunctura em animais domésticos: GATO

Acupunctura em animais domésticos: GATO

Tratamento de acupunctura num cão

Tratamento de acupunctura num cão

Tratamento de acupunctura num elefante

Tratamento de acupunctura num elefante

Acerca de mim

A minha foto
Maria José Rocha
*Licenciatura em Filosofia, *Pós-graduação em Ciências da Educação, *Curso de Medicina Tradicional Chinesa: Fitoterapia e Acupunctura /cinco anos pelo INSTITUTO PORTUGUÊS DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA * Curso de Shiatsu / 1 ano no CENTRO DE TERAPIAS JAPONESAS, Acupunctora, praticante de Artes Marciais e Professora de TAI CHI E CHI KUNG Ex-professora do ensino oficial, Graças a Deus!
Ver o meu perfil completo

CONTACTO

zero.rocha@gmail.com

Arquivo do blogue

  • ▼  2009 (4)
    • ►  abril (3)
    • ▼  janeiro (1)
      • Chi Kung
 

Meridianos da Acupunctura

Meridianos da Acupunctura